Rustam Aliyev foi nomeado novo Diretor de Desenvolvimento de Negócios Automotivos & Electronics

Rustam Aliyev foi nomeado o novo diretor de desenvolvimento de negócios automotivos & Electronics na Sumitomo (SHI) Demag, a partir de 1º de maio de 2022. Rustam substituiu Henrik Langwald, que deixou a empresa por vontade própria. Além dos setores automotivo e eletrônico, o engenheiro industrial graduado também gerencia as disciplinas de tecnologia IMD (decoração no molde), IML (rotulagem no molde) e LSR (silicone líquido). Campos que a Sumitomo (SHI) Demag desenvolveu extensivamente nos últimos anos e onde Rustam já está desempenhando um papel influente, tanto tecnologicamente quanto no mercado.

Aliyev, de 37 anos, começou sua carreira na empresa em 2011, inicialmente na equipe de vendas internas da Alemanha, progredindo para vendas internacionais. Desde o final de 2015, Aliyev foi gerente de contas-chave no setor automotivo & Electronics Business Development, responsável pelo desenvolvimento estratégico e suporte dos principais clientes. Como membro da equipe da LSR desde 2019, ele também cuidou da integração da tecnologia LSR nas divisões de negócios, além de realizar o desenvolvimento de mercado associado e as tarefas de vendas correspondentes.

Descrevendo-se como um nativo da Sumitomo (SHI) Demag, Aliyev diz que, por conhecer bem os processos da empresa, ele tem uma ideia firme da cultura interna e do que motiva os funcionários da  . Ele diz: "Nossos clientes também me conhecem bem. Meus colegas e eu trabalhamos juntos em um espírito de confiança há muitos anos e dependemos uns dos outros." Ao descrever essa ética de trabalho produtiva, ele garante que mais reforços estão planejados.  "Minhas metas estratégicas mais importantes são fortalecer e avançar ainda mais o departamento, expandir as participações de mercado e consolidar ainda mais nosso talento de mercado, apresentando-nos como um fornecedor estabelecido de produtos tecnologicamente avançados e de alta qualidade."

Ao anunciar as aplicações que ele deseja desenvolver especificamente, Aliyev destaca que os clusters especializados, incluindo interiores, componentes eletrônicos e iluminação, já estão prontos para gerar mais crescimento. Afastando-se do motor de combustão para veículos neutros para o clima e de baixa emissão, a direção autônoma levará a um rápido aumento na demanda por sensores. Além disso, a rede digital de veículos impulsionará o aumento da demanda por tecnologia de comunicação no carro.

Em sua opinião profissional, os sistemas multimídia e de informação ao motorista são as megatendências adicionais que continuarão a remodelar o setor automotivo nos próximos anos. Isso significa que os setores automotivo e eletrônico continuarão a se fundir.

Nesse espaço de mercado altamente competitivo, a competência avançada da Sumitomo (SHI) Demag em processos como IMD, IML e LSR coloca a empresa em uma posição de vantagem, sugere Aliyev. Além disso, outras tecnologias de aplicações, como termofixos, espumas, tecnologia multicomponente e sobremoldagem de componentes eletrônicos, devem ser expandidas e distribuídas com sucesso. Outra etapa estratégica importante é a mudança planejada pela empresa para transferir a produção da grande série de máquinas Systec para Ningbo, na China, a partir do próximo ano.