O lançamento dos robôs SAM-C atrai instantaneamente feedback positivo dos clientes e vendas

Após a estreia mundial dos novos robôs SAM-C na Fakuma, o interesse na primeira solução de automação interna da Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery GmbH, Schwaig (SDG), continua inabalável. Os dois sistemas de manuseio & place foram os verdadeiros atrativos para o público no estande da empresa na Fakuma, atraindo muita atenção, afirma Jürgen Schulze, Diretor de Automação da SDG. Ele explica: "Continuamos a receber feedback e vendas extremamente positivos, com os clientes seguros sobre os benefícios técnicos e de processamento alinhados."

Como parte da apresentação inaugural, dois dos novos robôs escaláveis da série SAM foram exibidos na feira de Friedrichshafen. O SAM-C10 integrado em um IntElect2 130/520-450 demonstrou o valor e a flexibilidade da implementação da robótica em aplicações LSR. Em outro mostruário inovador de IMD automotivo com um IntElect2 220/660-1100, a otimização da altura foi realizada usando um eixo telescópico compacto.

"A série SAM-C se concentra em aplicações de injeção de plásticos padrão com complexidade moderada, mas oferece a opção de adaptar nossas soluções de manuseio&place aos requisitos do mercado, conforme necessário", relata Schulze. "Projetados especificamente para otimizar a produção em uma máquina Sumitomo (SHI) Demag, nossos robôs SAM-C exclusivos podem reduzir significativamente o espaço total de uma célula autônoma e, ao mesmo tempo, melhorar a facilidade de uso dos controles da máquina."

Redefinindo a plataforma de automação SDG, SAM significa "Sumitomo (SHI) Demag. Automation. Machine" (Automação. Máquina) e inclui tanto os componentes robóticos quanto o suporte estratégico e pragmático complementar da empresa. A cinemática cartesiana "C" de estreia está disponível atualmente em quatro tamanhos de carga útil. A empresa prevê o lançamento de outras cinemáticas de robôs e opções adaptadas já no primeiro semestre de 2022, expandindo ainda mais a plataforma SAM nesse curto espaço de tempo.

"Com os nossos robôs SAM-C, oferecemos aos nossos clientes uma relação preço/desempenho atraente, permitindo que os fabricantes de plásticos implementem soluções de automação em conformidade com a CE nas linhas de produção de forma mais rápida e inteligente para ajudar a enfrentar os desafios atuais de mão de obra e habilidades", afirma o diretor de automação. Em resposta às crescentes demandas dos clientes por soluções automatizadas flexíveis que exijam o mínimo de intervenção humana e baixos custos de manutenção, a Automation SDG ajudou a preencher uma lacuna crítica na produção padronizada. "Ao minimizar a área ocupada, os fabricantes podem aumentar seu patrimônio de máquinas. Isso, por sua vez, permite que eles aumentem sua capacidade, precisão repetível, qualidade e eficiência dos componentes e, consequentemente, reduzam os defeitos e o desperdício."

Tendo usado a tecnologia de robôs para automatizar as máquinas de injeção de plásticos da empresa desde meados da década de 1990, Schulze considera o lançamento da plataforma Automation SDG como uma extensão natural de sua experiência em processamento. Ele confirma: "Aplicações como os robôs SDR Sepro padrão usados desde 2009 continuarão a formar uma parte essencial de nossa nova plataforma de automação. No entanto, a adição de nossos robôs SAM de marca própria reafirma nossa visão estratégica e nossas ambições - tecnologia de sistema otimizada projetada especificamente para máquinas de injeção de plásticos SDG."