Sumitomo (SHI) Demag lança a primeira série de robôs de marca própria

A Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery GmbH, Schwaig, apresentará sua primeira solução de série de robôs de marca própria aos visitantes comerciais em seu estande na Fakuma 2021. Com base em duas soluções compactas de "manuseio&place", o novo desenvolvimento SAM-C (Sumitomo Demag. Automation. Machine - Cartesian) compreenderá inicialmente quatro tamanhos de carga útil - três, cinco, dez e 20 kg - com a plataforma SAM se expandindo em fases nos próximos dois anos, adicionando mais cinemática de robô e elementos funcionais.

"Com a SAM-C, conseguimos projetar a menor célula automatizada de injeção de plásticos, que inclui robôs e tecnologia de manuseio de materiais", explica Jürgen Schulze, Diretor de Automação. Destacando outras vantagens dessa linha de produção de moldagem totalmente automatizada e de tamanho compacto, Schulze explica: "Oferecemos alta disponibilidade do sistema com o mínimo de reparos e manutenção, graças à tecnologia de servomotores da Sumitomo (SHI) Demag e à tecnologia de guias e acionamentos de baixa manutenção. Com a tecnologia de vácuo correspondente, os sistemas também proporcionam uma economia de energia significativa."

Expansão da estratégia de automação

A Sumitomo (SHI) Demag está expandindo e fortalecendo sua gama de soluções robóticas. A parceria com a Sepro está sendo expandida internacionalmente, e a linha de robôs está sendo significativamente reforçada com a adição dos robôs proprietários da empresa. Os componentes centrais, como os acionamentos, são fornecidos pela subsidiária da Sumitomo Drive Technologies - o Lafert Group, na Itália.

Os novos robôs SAM foram projetados especificamente para máquinas de injeção de plásticos com tamanhos de força de fixação entre 50 e 500 toneladas e para aplicações padrão com tempos de ciclo de 10 segundos ou mais. Os clientes se beneficiam da tecnologia de processos e sistemas de um único fornecedor, com integração completa de controle de hardware e software da tecnologia de robôs na unidade de injeção de plásticos e mecânica robótica otimizada para a produção, totalmente personalizada para as máquinas Sumitomo (SHI) Demag. "Com nossos robôs SAM, os clientes se beneficiam de uma relação preço-desempenho atraente, incorporando injeção de plásticos e automação completas, incluindo a conformidade com a marcação CE", diz Schulze.

Com o sistema de comunicação IO-Link, sensores e atuadores inteligentes podem ser conectados ao sistema de automação. Isso significa que a série SAM atende totalmente aos requisitos futuros do setor 4.0 e da manufatura inteligente. Além disso, todos os robôs incorporam a solução de software baseada na Web "myConnect" da empresa. Essa plataforma central oferece aos clientes acesso direto a uma ampla variedade de serviços de suporte totalmente em rede, ajudando a gerenciar melhor as ineficiências, reduzir custos, otimizar o custo total de propriedade, solucionar erros e minimizar o tempo de inatividade.

Estrategicamente otimizado para nossas máquinas

A Sumitomo (SHI) Demag tem usado a tecnologia de robôs para automatizar suas máquinas de injeção de plásticos desde meados da década de 1990. Até agora, a empresa dependia de soluções de parceiros externos. Incluindo, desde 2009, um robô padrão SDR Sepro. Até o momento, esses robôs foram aplicados em vários tamanhos para uma ampla variedade de aplicações de processamento. Schulze enfatiza: "Essa parceria será mantida como um elemento essencial dentro da nova plataforma da Sumitomo Robotics, que reúne todas as nossas atividades de automação. No entanto, com nossos robôs SAM de marca própria, estamos acrescentando um novo elemento para atingir nosso objetivo estratégico - tecnologia de sistema otimizada, projetada especificamente para as máquinas de injeção de plásticos Sumitomo (SHI) Demag."

Em resposta às crescentes demandas do mercado, incluindo os setores médico, de saúde, aeroespacial, automotivo, eletrônico e de embalagens, a Sumitomo (SHI) Demag concentrou seus esforços no desenvolvimento de unidades escaláveis com mais elementos funcionais de automação. Além da robótica, a empresa deu atenção especial às esteiras transportadoras e aos recursos de segurança, além das aplicações de soluções de fabricação exclusivas e específicas para o processo de injeção de plásticos, incluindo sistemas de manuseio, armazenamento e buffer.

Robôs IntElect com uma variedade de movimentos

O valor é sempre a consideração mais importante na robótica. Qualquer solução de automação precisa resolver o desafio específico, ser escalável e oferecer um bom retorno sobre o investimento. Muitas vezes, como resultado do aumento da produção, da qualidade aprimorada, da precisão repetível e da redução do desperdício.

"Soluções de produção padronizadas que podem ser usadas com flexibilidade, menos intervenções da força de trabalho, baixa manutenção e unidades completas que se encaixam na menor área de produção existente estão entre as principais considerações solicitadas pelos clientes de moldagem de plástico. Nossa nova plataforma robótica atende totalmente a esse requisito", explica Schulze.

Duas soluções "handle&place" estão sendo apresentadas na Fakuma 2021. O SAM-C10 está presente em uma aplicação LSR IntElect de 130 toneladas de LSR. Na segunda exposição, a Sumitomo (SHI) Demag demonstra a automação da decoração no molde (IMD) em uma célula de produção IntElect de 220 toneladas. O design do eixo vertical é o principal recurso de design diferencial. "Para as aplicações de IMD, a otimização da altura é obtida usando um eixo telescópico compacto", anuncia o diretor de automação.