O domínio do mercado totalmente elétrico é reforçado nas vendas de máquinas

Apesar de um ambiente comercial extremamente difícil, o Grupo Sumitomo (SHI) Demag gerou um volume de vendas de 762 milhões de euros no ano passado. Isso foi apenas 6% menor do que as conquistas históricas relatadas em 2021, quando o Grupo alcançou seu maior faturamento até hoje, juntamente com vários outros sucessos de satisfação de clientes e funcionários. O CEO Gerd Liebig cita o impacto dramático da disponibilidade e dos custos de materiais como a justificativa para o desenvolvimento lateral, relatando que isso inevitavelmente teve um efeito negativo sobre as vendas e a lucratividade geral da empresa.

"O repasse desses aumentos mensais de custos aos clientes dificilmente seria considerado razoável. Esperamos muito que as cadeias de suprimentos sejam mais estáveis em 2023, pois isso nos permitirá compensar qualquer aumento de custo com maior eficiência de produção", afirma o Sr. Liebig. Referindo-se ao site da Wiehe, ele cita o modelo de produção de seis anos totalmente voltado para máquinas totalmente elétricas como o epítome da redução de custos e da eficiência bem-sucedidas.

Navegando pelos altos e baixos

Globalmente, os principais mercados setoriais sofreram uma queda de 30% em 2022. Embora o desempenho geral dos setores automotivo e de consumo tenha ficado abaixo das expectativas - atribuído principalmente aos custos de materiais, energia e matérias-primas - a participação de mercado da Sumitomo (SHI) Alemanha nos setores de embalagens, médico e automotivo continuou a aumentar, observa o CEO. Especificamente, a produção de máquinas totalmente elétricas atingiu outro ponto alto, com o Sr. Liebig satisfeito em destacar que uma em cada quatro máquinas totalmente elétricas produzidas na Europa é agora uma IntElect.

Com o lançamento de duas máquinas de alto desempenho na série totalmente elétrica da empresa - PAC-E e IntElect S - a Sumitomo (SHI) Demag está no caminho certo para continuar essa história de sucesso, anuncia o Sr. Liebig. As duas novas máquinas atendem especificamente aos segmentos de injeção de plásticos de alta velocidade e alta precisão, desde tampas até produtos de paredes finas. "Nosso portfólio completo de máquinas totalmente elétricas agora cobre todas as exigências do mercado, desde a mais alta eficiência energética e precisão até os tempos de ciclo mais rápidos e produtivos. Dada a evolução atual dos custos de eletricidade, a demanda futura por sistemas totalmente elétricos, tanto no setor de embalagens quanto no segmento de consumo, deverá ser muito forte", declara ele.

O CEO prevê que, no máximo até 2024, uma em cada duas máquinas construídas na Europa será totalmente elétrica. Para contextualizar sua confiança, ele explica: "Em vista do aumento dos preços da energia, o ROI de quase todas as aplicações caiu drasticamente. Isso faz com que o investimento em máquinas totalmente elétricas não seja apenas acessível, mas agora absolutamente preparado para o futuro." Alinhada a isso está a crescente demanda por automação, que aponta para outro marco importante da empresa. Após o lançamento no mercado da solução de robótica SAM-C e a disponibilidade do SAM-S em 2023, a Sumitomo (SHI) Demag continua a aumentar sua competência total em integração e automação, relata Liebig.

O mercado do sul da Europa está crescendo

Reflexo da evolução do cenário de fabricação na Europa, o Grupo observou uma atividade significativa nos países do sul e sudeste, principalmente um crescimento substancial na República Tcheca, Hungria e Itália. Todos os locais onde a Sumitomo (SHI) Demag investiu extensivamente em novas subsidiárias nos últimos anos.

Liebig atribui esse aumento significativo na participação de mercado à presença aprimorada da empresa e à experiência local em serviços e aplicações de tecnologia, bem como à adoção generalizada de máquinas totalmente elétricas. Além disso, o CEO está entusiasmado em anunciar a conclusão de seu conceito de digitalização de serviços. "Esse roteiro de digitalização também já está amplamente implementado em nossos produtos e produção", afirma ele.

Com relação a este ano fiscal, Liebig espera que a disponibilidade de materiais diminua significativamente em 2023 e que haja uma ligeira redução nas enormes pressões de custo. No entanto, os desafios gerados por salários mais altos, preços de eletricidade, altos custos de inflação, aumento dos custos de microchips, além de outras considerações de custo - incluindo transporte, remessas de contêineres e custos de chapas metálicas e aço - continuam prevalecendo.

"Atualmente, os mercados internacionais permanecem muito fracos em decorrência das incertezas contínuas, da alta inflação e dos preços da energia, bem como dos aumentos contínuos dos custos de materiais e matérias-primas", explica Liebig. "Nos Estados Unidos e na Europa, esperamos que a demanda do mercado aumente a partir de maio. Da mesma forma, na China, embora as alterações em suas políticas domésticas sobre o coronavírus provavelmente afetem o setor médico e de embalagens. É provável que as pressões no setor automotivo também se estendam a este ano comercial."

Agora, entrando em seu quinto ano consecutivo de desafios e crise de mercado, o CEO está determinado a que os valores da empresa continuem a perdurar: "Atravessar essa crise com solidariedade. Com essa perspectiva unificada, estou otimista, dada a intensa popularidade de nossas máquinas, de que o interesse do mercado, a participação no mercado e o movimento em direção à sustentabilidade e à digitalização continuarão em uma direção ascendente."