As máquinas de injeção de plásticos totalmente elétricas são o futuro

Entrevista com Gerd Liebig, CEO da Sumitomo (SHI) Demag, sobre o futuro das máquinas de injeção de plásticos

Sr. Liebig, sua empresa faz parte do grupo japonês Sumitomo. O Japão tem uma base legal para uma economia circular desde 2000. Em que nível eles se encontram atualmente no Japão?

A diferença fundamental entre o Japão e a Alemanha é que o Japão é uma ilha; portanto, tudo é regulamentado de forma autônoma: incentivos, separação de resíduos e reciclagem. O Japão também pode contar com um alto nível de disciplina do consumidor. Para o Japão, o mar e a pesca são muito importantes, e a população é sensível à questão da poluição marinha. Por esse motivo, o apoio à economia circular é maior do que em muitos países europeus. Na Europa, as pessoas se concentram nas proibições, mas não consideram que a pegada de carbono é, na verdade, aumentada pelo não uso de plástico em muitas áreas. Por exemplo, o papel altamente revestido como material composto não é separável; ele não seria uma alternativa viável. O mesmo se aplica ao vidro, que consome mais energia do que o plástico, tanto na produção quanto no transporte por longas distâncias.

E até que ponto há um intercâmbio entre a Sumitomo (SHI) Demag e a empresa-mãe sobre sustentabilidade em nível corporativo?

A neutralidade climática desempenha um papel fundamental dentro do Sumitomo Group, e os CEOs de todas as empresas associadas devem se esforçar para alcançar a sustentabilidade e a neutralidade climática. A maneira mais importante de conseguir isso é nosso foco em máquinas totalmente elétricas, o que leva a uma economia significativa nas emissões de CO2. Há dez anos, 20% de nossas máquinas eram totalmente elétricas; hoje, são mais de 80%.

Ainda há algum caminho a percorrer?

Sim, porque as questões de sustentabilidade e neutralidade climática agora também atingiram o setor de consumo; é por isso que espero ver um aumento na demanda por máquinas totalmente elétricas nessa área. Há cinco anos, convertemos uma de nossas duas unidades na Alemanha para máquinas totalmente elétricas. Embora tenha sido muito difícil levar essa mudança adiante na época - afinal, primeiro dispensamos um volume de pedidos de 20% - nossa decisão acabou sendo muito perspicaz. Nossa expectativa de que os mercados se voltariam para a sustentabilidade e a economia de energia provou ser verdadeira. Como resultado de nossa decisão antecipada, agora temos uma enorme vantagem competitiva.

A pandemia de Covid fez com que o público se conscientizasse mais sobre os benefícios do plástico?

Não, pelo menos ainda não na Europa. Na China, por exemplo, o foco está na higiene ao usar plásticos. No entanto, também há sinais positivos na Europa, como a decisão do McDonalds de substituir a embalagem anteriormente comum, feita de papelão descartável, por embalagens plásticas de longa duração integradas a um sistema de depósito em alguns restaurantes-piloto. Se os consumidores mudarem seu comportamento e também estiverem dispostos a gastar mais dinheiro, isso pode levar a um grande sucesso na reutilização do plástico, tanto no sistema de depósito quanto na reciclagem.

Quais são as opções para reduzir a entrada de material?

Os preços dos polímeros aumentaram muito no último ano. As peças de plástico fabricadas estão se tornando cada vez mais caras, já que o material tem um grande impacto sobre o preço. Nossa ambição é reduzir o uso de material aprimorando o processo e permitindo que nossos clientes produzam peças com paredes cada vez mais finas com nossas soluções. Várias abordagens para tecnologias de materiais ou processos são concebíveis aqui. Um exemplo seria a formação de espuma, que reduz a quantidade de material necessário.

Qual é a situação dos materiais compostáveis e recicláveis?

Basicamente, os processadores precisam de incentivos financeiros para mudar para esses materiais. A parte difícil é obter uma qualidade de peça para peças recicladas, mas também para peças compostáveis, que seja comparável à do material virgem. O processamento de reciclados, por si só, não é um desafio tecnológico insuperável. Em última análise, processamos muitos materiais, e os reciclados agora ampliaram a gama de materiais. O desafio aqui é controlar as propriedades não uniformes do material por meio do monitoramento inteligente do processo. Os fabricantes de materiais estão trabalhando arduamente para estabilizar e melhorar as propriedades dos materiais, o que é muito promissor. A limitação em relação ao uso de reciclados depende da pureza.

Que outra contribuição sua empresa pode fazer em relação ao maquinário para aumentar a sustentabilidade?

Concentrar-se totalmente no sistema totalmente elétrico. Na Europa, quase uma em cada duas máquinas já é totalmente elétrica. As máquinas totalmente elétricas são o futuro e, após seu sucesso na medicina e na eletrônica, a participação das máquinas totalmente elétricas está aumentando no setor de embalagens e agora também no setor automotivo. As máquinas de injeção de plásticos totalmente elétricas requerem menos energia, menos água, menos lubrificação com óleo, menos utilização de materiais, o que basicamente significa muito menos recursos. Tomemos como exemplo uma máquina totalmente elétrica de 350 toneladas: em comparação com uma máquina hidráulica na mesma classe de força de fechamento, uma máquina totalmente elétrica produz de 40 a 80% menos CO2 por ano.

Declaração em vídeo de Gerd Liebig: https://vimeo.com/655340619