Parceiros alemães abordam as ineficiências da microinjeção e da moldagem de precisão

Em uma nova parceria estratégica, a Sumitomo (SHI) Demag anunciou sua cooperação com o Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology IPK em Berlim. O objetivo dessa parceria estratégica é desenvolver um processo econômico de inspeção em linha que atinja 100% de controle de peças injetadas de micro e precisão no menor tempo de ciclo possível.

Para qualquer linha de produção de plástico de alta precisão totalmente automatizada, o controle de qualidade é fundamental. No entanto, atingir esse nível de precisão também pode causar gargalos na produção, nas máquinas, na automação e nas ferramentas. A produção de componentes ópticos moldados por injeção de plásticos, em particular, normalmente encontra ineficiências como resultado da realização de verificações contínuas pelo site
. Por sua vez, isso afeta toda a produção por meio da perda significativa de tempo de ciclo.

"Com processos de execução rápida, cada fração de segundo economizada no tempo de ciclo é importante. A abordagem inovadora do Fraunhofer IPK, baseada em técnicas consagradas de medição de raios X e tomografia computadorizada, é extremamente promissora aos nossos olhos. É por isso que estamos apoiando o projeto tanto com o hardware da máquina quanto com a cooperação técnica", anuncia Thorsten Thümen, Diretor Sênior de Tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag em Schwaig.

Em apoio a essa iniciativa de pesquisa, a Sumitomo (SHI) Demag está fornecendo à Fraunhofer IPK uma máquina de injeção de plásticos de alta velocidade IntElect S, totalmente elétrica, equipada com automação e uma correia transportadora. A série Speed de máquinas totalmente elétricas da empresa, atualmente disponível com forças de fechamento de 50 a 180 toneladas, foi projetada especificamente para aplicações de alta velocidade com tempos de ciclo curtos, inferiores a 5 segundos. Amplamente implantada nos setores de tecnologia médica e eletrônica, bem como em outros mercados que exigem alta precisão, a série de alta velocidade complementa perfeitamente o programa de pesquisa e desenvolvimento investigativo das instituições.

"Nossa tecnologia de acionamento totalmente elétrico oferece uma base extremamente sólida para a otimização de processos, com o potencial de obter maior consistência de processos, bem como maior eficiência energética e redução dos tempos de ciclo. Além disso, a tecnologia de medição também desempenha um papel essencial no desempenho de todo o sistema de moldagem. Estamos muito confiantes de que o projeto de pesquisa do Fraunhofer IPK permitirá que o processo de injeção de plásticos de micro e precisão seja otimizado de forma holística, especialmente para peças ópticas", afirma Thümen. Além da pesquisa por contrato, o Fraunhofer IPK também conduz projetos de pesquisa pré-competitivos para desenvolver conceitos inovadores para a produção do futuro, trabalhando em estreita colaboração com parceiros com ideias semelhantes para transformar inovações em produtos comercializáveis.